Ei! Quem é que te empurra?
O carnaval do Recife é uma festa inteiramente popular. Não há recanto da cidade onde a folia não se manifeste. Uma vez que temos de nos despedir dos prazeres da carne para nos dedicarmos ao tempo da Quaresma, nada mais oportuno do que a brincadeira, a pândega, a alegria para celebrar a despedida. Uma folgança onde não faltam agremiações como as Troças, Clubes, Blocos, grupos de Caboclinhos, Maracatus e Bois, mas principalmente não falta o folião, a grande figura do carnaval da cidade. Esse folião tanto é o seguidor daquela Troça, como a criança que ensaia os primeiros movimentos, tanto o vendedor de bebidas quanto o gringo que tenta fazer o “passo” ou a senhora idosa que inventa trejeitos e malemolências insuperáveis... A cidade é literalmente do folião!
E foi inspirado nessas figuras que Alisson Lima, criou o espetáculo "Ei, quem é que te empurra?". Como ele diz: “pego carona nessas figuras para prestar minha homenagem à festa mais importante brasileira”. Nessa carona, pela via do corpo, reunindo todo o imaginário corporal da festa, o bailarino se torna o grande Mestre de Cerimônias dessa festança-símbolo por excelência do país.
– Antonio Nóbrega
O espetáculo estreou em Setembro de 2018 no Instituto Brincante, em São Paulo (SP), e seguiu para a Patagônia Argentina, onde o artista apresentou “Ei! Quem é que te empurra?” e ministrou aulas, oficinas e apresentou outros espetáculos solo de seu repertório.
Duração: 40 minutos
Indicação: Livre
Ficha técnica
Concepção e interpretação: Alisson Lima
Orientação cênica: Renan Marangoni
Dramaturgia: Eder Soares
Cenografia: Iva Pinheiro
Música: Nheengatu Produções Sonoras
Figurino: Juliana Najú
Iluminação: Sofia Tapajós
Sinopse: Antonio Nóbrega