Cursos
Forrobodó: Introdução ao Forró
Serão praticados os trupés (também chamados de sapateados) presentes no Toré, Coco, Xaxado e Cavalo-marinho e a maneira de relacioná-los com o forró e demais danças-a-dois.
Os ritmos trabalhados incluem xote, baião, coco e forró.
Turma 1: Quartas-feiras das 17h30 às 18h50
Turma 2: Quintas-feiras das 20h30 às 21h50
Chão de Capoeira
A Capoeira é a mais versátil das manifestações corporais populares brasileiras. A partir da vivência que tem dela, Alisson Lima desenvolveu o “Chão de Capoeira”, um curso em que propõe a prática daqueles seus movimentos que “conversam” intensamente com o chão com o objetivo de criar uma nova maneira criativa de se relacionar com ele. São posições invertidas, movimentações rasteiras, contorções no plano baixo que, em conjunto com algumas práticas da dança contemporânea, o bailarino se utiliza de elementos em comum entre ambas as linguagens para ampliar o alcance expressivo da capoeira-dança.
Danças Brasileiras
A nossa cultura popular brasileira, tão rica em passos, ritmos e sons corporais, será a base para experimentarmos possibilidades motoras, lúdicas e criativas. Através de transferências de peso e deslocamentos próprios dessas danças brasileiras, a proposta é vivenciá-las de uma forma diferente. Os participantes serão conduzidos a entender alguns desses ritmos no seu próprio corpo, sendo que passos e trupés não são o objetivo final, mas sim ferramentas. As relações, estudos e improvisações serão organizados junto com os alunos para a construção desse corpo no espaço, respeitando seus limites e otimizando suas vocações.
Turma: Segundas-feiras das 20h30 às 21h50.
Frevo, Muganga e Improviso
O Passo do Frevo é a mais completa dança popular brasileira. Além de passos codificados, movimentos no plano baixo, saltos, giros e pirotecnia, a dança dá liberdade ao dançarino de “fazer o passo” do seu jeito. Isso se deve ao caráter sincopado da música Frevo que oferece ao dançador ou passista a possibilidade de incorporar aos seus passos e movimentos tradicionais trejeitos, ondulações, meneios e gingados.
É essa característica que dá contemporaneidade ao Frevo, tornando-a uma dança tão regional quanto universal.
Ficou interessado em fazer algum dos cursos?
Preencha o formulário abaixo para receber mais informações.